Curso de Desenho de Permacultura

Formação em Permacultura que inclui design colaborativo e sessões de competências práticas.

Objetivos de aprendizagem do curso

Desenho

Pratica técnicas de observação e levantamento topográfico; aprende a ler e a fazer mapas, seleciona e utiliza ferramentas para análise e avaliação de sítios; integra ética, princípios e estratégias específicas do clima para criar soluções de desenho inovadoras e experimenta várias interações de processos de desenho em grupo.

Clima e Relevo

Adapta as estratégias de design aos padrões climáticos; observa, melhora e cria microclimas; adapta o design à inclinação, elevação, orientação e padrões climáticos locais.

Água

Compreende o ciclo natural da água e os efeitos das intervenções humanas. Utiliza os trabalhos de terraplanagem para colher a chuva, recarregar as águas subterrâneas esgotadas e evitar a erosão. Aprende a usar e reutilizar a água de forma responsável, incluindo soluções de águas cinzentas, zonas húmidas construídas e aquacultura.

Solo

Compreende os aspetos vivos e não vivos do solo e como a gestão humana adequada pode maximizar a produtividade e a saúde dos solos. Conhece estratégias e pratica técnicas que aumentam a fertilidade e a resiliência do solo em diferentes climas e em diferentes escalas de utilização.

Gestão de Paisagens Vivas

Compreende os princípios básicos da ecologia: sucessão, ciclo de nutrientes e fluxos de energia, comportamento de sistemas complexos. Selecionar soluções adequadas para paisagens intensivas e extensivas; Compreender os benefícios de sistemas de rendimento múltiplo a diferentes escalas, incluindo jardins diversificados, agroflorestas, paisagens agrosilvopastoris e florestas geridas.

Aplicações Sociais e Económicas

Compreender as tecnologias e técnicas apropriadas para a construção e a sociedade humanas sustentáveis, incluindo: construção natural, conceção de casas energeticamente eficientes, estratégias comunitárias e de tomada de decisões, cidades em transição, criação de meios de subsistência éticos e microempresas, economia solidária/social, moedas locais/alternativas.

A equipa pedagógica

Lesley Martin

Lesley ensina permacultura há mais de 20 anos. Em 1995, enquanto geria uma quinta orgânica no Reino Unido, completou o seu PDC com George Sobol, que também foi o seu tutor do diploma de permacultura. Após 2 anos de estudos e formação, tornou-se professora de Permacultura, trabalhando para instituições governamentais e de formação de adultos na Grã-Bretanha. Em 1998 instala-se na serra de Monchique. Inicia a conceção e implementação da Permacultura na Quinta Vale da Lama.

Hugo Oliveira

Ecologista Paisagista e Designer de Permacultura. Cofundador da Orla Design e consultor de design regenerativo. Investigador @ Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (ce3c.ciencias.ulisboa.pt). Tem um mestrado em Ecological Design Thinking pelo Schumacher College e está a completar o doutoramento em Gestão Interdisciplinar da Paisagem na Universidade de Évora. Trabalha ativamente com Permacultura como designer, formador e investigador desde 2006, principalmente no domínio da Paisagem ecológica. Recebeu formação na Austrália, Ásia e Europa.

Patrícia Pereira

Desenvolveu o seu percurso profissional em aprendizagem ambiental e regenerativa, facilitação participativa e co-criação de comunidades de aprendizagem. Facilita experiências de aprendizagem em Permacultura desde 2009 em diversos contextos: agricultores locais em Timor-Leste, jovens activistas em Macau, professores e escolas em Portugal. Faz parte das equipas de ensino e coordenação da Associação Novas Descobertas desde 2013, co-criando e liderando vários cursos e workshops anuais; incluindo o PDC e a Formação de Professores de Permacultura. É também facilitadora da Orla Design com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de iniciativas que contribuam para potenciar padrões baseados na natureza, regeneração e colaboração profunda.

Todos os detalhes

Para Quem

A partir dos 18 anos.

Data(s)

5 a 19 de Outubro de 2024

Prazo de Inscrição

17 de Setembro de 2024

Onde

Na Quinta Vale da Lama – no nosso espaço de atividades – Campo do Vale.
Veja como chegar ao Campo do Vale – Quinta Vale da Lama

Idioma(s)

Inglês, com tradução para português de termos específicos e/ou técnicos quando necessário.

Preços

650€ Completo
(Incluí todas as refeições e acampamento)

550€ Parcial
(não residencial, incluí almoço apenas)

Para bolsas e outras informações: patricia@projectonovasdescobertas.org

O Preço Inclui

  • O currículo do Curso de Desenho de Permacultura de 72 horas, apresentado por uma equipa de professores diversificada e experiente e certificado por Lesley Martin;
  • 2 dias de conteúdo extra oferecido pela equipa de professores e convidados; incluindo métodos e ferramentas de design colaborativo e visitas ao local da Quinta Vale da Lama e outros projetos locais;
  • Permacultura social na prática durante toda a experiência do curso; incluindo métodos de tomada de decisões comunitárias, ferramentas de facilitação de grupos e partilha de conhecimentos;
  • Comida vegetariana, de origem ética, proveniente da nossa própria produção e de fontes locais. 3 refeições diárias (apenas almoço para os participantes não residentes), mais lanches e chá/café durante os intervalos;
  • Acesso às instalações do nosso local, incluindo as áreas de campismo preparadas e sombreadas, chuveiros quentes, casas de banho interiores e refeitório, bem como Wi-Fi, estações de carregamento, biblioteca do curso, ferramentas e materiais didáticos.

Horários

9h00 às 13h00 e 14h00-18h00. Sessões noturnas opcionais.
Exemplo de horário (em inglês) – Clica aqui para ver.

Contatos

Patrícia Pereira
+351 926 681 773*
patricia@projectonovasdescobertas.org

* (Chamada para a rede fixa móvel)

O que as pessoas dizem sobre o PDC

“Entrei neste curso à procura de mais conhecimentos sobre como trabalhar com a terra de uma forma regenerativa. Encontrei isto e muito mais!”

Charlie McCallum, Tavira, Portugal

“Este é o lugar para quem procura fazer o seu PDC; não só pelos lugares maravilhosos que te rodeiam, mas também pela qualidade do ensino e a forma como é partilhado, todos os recursos e a equipa que sustenta esta experiência.”

Teresa Henriques, Cartaxo, Portugal

“Fazer um CPD de duas semanas pode ser intenso, pois é muita informação num curto período de tempo, mas a equipa soube manter o espaço e cuidar de todos! Eu recomendaria este PDC a qualquer pessoa, em qualquer lugar, que queira viver uma vida mais conectada!”

Jim Groot, Países Baixos

“Sem dúvida, um programa fenomenal! Entre o ambiente de aprendizagem estimulante, a aplicação prática dos princípios da permacultura em situações do mundo real, e o encontro e ligação com outros entusiastas da permacultura na região, este curso contribuiu muito para aprofundar a minha compreensão, a capacidade de implementar imediatamente na minha própria situação, e alargar a minha base de conhecimentos para que eu possa continuar a espalhar este conhecimento para os outros.”

Shana Ritter, Odiáxere, Portugal

Inscrição

Curso de Desenho de Permacultura
pt_PTPortuguês