Este foi um projeto que equipou jovens com competências e ferramentas para que possam expor a sua voz, cultivar a sua atitude e contribuir ativamente para um desenvolvimento regenerativo a nível social e ecológico.
Objetivos
Atendendo ao problema social da baixa participação jovem na esfera social e cívica (e ao efeito de exclusão social), definimos para este projeto vários objetivos, entre eles:
GERAL
- Desenvolver atividades de participação jovem na sociedade com vista ao seu empoderamento e inclusão social.
ESPECÍFICOS
- Fomentar o desenvolvimento de competências chave e verdes nos jovens com vista à sua ativação na resolução de desafios comunitários e sociais
- Envolver os jovens nos processos de mudança e de tomada de decisão social e cívica
- Capacitar os jovens para face às problemáticas e temáticas do desenvolvimento regenerativo
- Envolver os jovens na comunidade, esfera social e cívica e ligar os jovens entre si para o fomento da colaboração e ajuda interpares
- Promover momentos de valorização e de reconhecimento de valor e potencial individual na construção de um todo solidário e inclusivo.
Atividades Principais
1) Capacitação Animadores Comunitários
Nas seguintes fases:
(a) DESCOBRIR: Brainstorming – identificação de necessidades, questionamento e reflexão junto dos jovens para as problemáticas atuais dentro da lógica temática do projeto;
(b) APRENDER: capacitação em animação e liderança – Formação para a ação dos jovens, com vista a que desenvolvam competências chave e verdes e que ganhem conhecimento sobre como intervir com os jovens, como liderar, como facilitar e gerir grupos, incluindo situações de menos oportunidades;
(c ) FAZER: capacitação e contexto de trabalho – oportunidade de
trabalhar enquanto parte das equipa AND, em campos de férias e com os jovens pertencentes ao grupo “Agentes Regeneração”;
(d) PARTILHAR: reflexão avaliativa – momento final para reflexão e avaliação de todo o processo de aprendizagem) e evento final – evento aberto à comunidade para partilha dos resultados, disseminação e criação de redes para exploração)
(f) ACOMPANHAMENTO E MENTORIA – processo continuado de apoio/suporte aos jovens pela equipa do projeto e parceiros associados.
2) Capacitação de Agentes de Regeneração
Capacitação de Agentes de Regeneração: segue a lógica do anterior. O “aprender” e “fazer” visam um trabalho de capacitação e de exploração de ideias e projetos dos jovens, por forma a ativar a sua participação social e cívica na resolução de desafios comuns e na esfera da sustentabilidade e regeneração ambiental.
3) Workshops Capacitação da Comunidade
Transferência de conhecimento sobre os conceitos, desafios e ações necessárias para a participação social e cívica das comunidades nas iniciativas/dinâmicas que visam a resolução de problemas comuns.
Animadores Comunitários
Uma oportunidade para capacitar jovens com ferramentas para a liderança e facilitação de grupos, que incluiu uma ação de mobilidade residencial durante 8 dias, bem como variadas oportunidades de capacitação em contexto prático e acompanhamento e mentoria individualizada do percurso de aprendizagem de novos ANIMADORES COMUNITÁRIOS.
Descobrir
Numa fase inicial foram feitas ações colaborativas para olhar para as temáticas do projecto e possíveis direções do projecto.
Aprender
Uma ação de mobilidade que recebeu mais de 20 participantes durante 8 dias, numa experiência residencial focada na capacitação em ferramentas e facilitação de grupos, restauração de ecossistemas e liderança juvenil.
Uma ação de mobilidade que recebeu mais de 20 participantes durante 8 dias, numa experiência residencial focada na capacitação em ferramentas e facilitação de grupos, restauração de ecossistemas e liderança juvenil.
O QUE MARCOU OS PARTICIPANTES DESTA EXPERIÊNCIA
Foi muito mais parecido com os acampamentos de verão do que eu esperava, foi muito divertido atividades e jogos de formação de equipes.
A experiência que mais me marcou foi a interação que tive com as crianças do OTL. Apesar de estar encarregue destas crianças ser uma grande responsabilidade, senti uma liberdade imensa, quando estava rodeada por eles. Uma liberdade de me exprimir sem ser julgada. Além disso, senti que esta formação ajudou imenso a minha expressão/comunicação e ensinou-me a não ter medo de os fazer.
A Formação Novas Descobertas já por si é uma experiência única e holística. Creio que o que mais me tenha marcado foi exatamente a amplitude e o encontro interdisciplinar desta Formação e a Consciência multidimensional do ser humano, trazida a cada indivíduo e situação, com o objetivo de realmente integrar a Regeneração socio-ecológica.
Fazer
CAPACITAÇÃO EM CONTEXTO PRÁTICO
Aos participantes foi dada a oportunidade de aplicar na prática as técnicas aprendidas, incluindo a participação em diferentes ações AND durante a primavera e verão (programa de escolas, campos de férias).
No sentido de sedimentar as aprendizagens e participar na construção do programa de atividades da ação de mobilidade AGENTES DE REGENERAÇÃO parte dos participantes integraram a experiência de uma comunidade de aprendizagem ao longo do mês de Outubro. Nesta temporada foi criado um plano de ação coletivo, que integrou várias atividades com foco na criação de ferramentas e dinâmicas para a preparação de espaços, atividades e evento comunitário. Desta fase surgiram:
1) Novos canteiros de plantas aromáticas e um conjunto de atividades acerca de plantas medicinais; inclui criação do conceito Chás D’AQUI, e posterior atividades com um ponto de informação e dinamização da preparação de chás naturais com plantas medicinais cultivadas no nosso espaço educativo.
2) Criação de atividade PERCURSO de interpretação do ecossistema que nos circunda; a ser desenvolvido para atividades de caminhada com crianças e jovens.
3) a BIBLIOTECA DE GENTE, uma ação inspirada no trabalho de Ronni Abergel com a Human Library, uma plataforma de aprendizagem que visa melhorar a nossa compreensão da diversidade, a fim de ajudar a criar comunidades mais inclusivas e coesas, considerando as diferenças culturais, religiosas, sociais e étnicas.
4) a COMUNIDADE de aprendizagem Novas Descobertas, e o estudo de um protótipo para a criação de um espaço online para criação e partilha de conteúdos e recursos juntos de Animadores Comunitários e Agentes de Regeneração, parceiros e participantes desta aprendizagem coletiva.
5) criação de um BOOKLET e documentos protótipo para o desenvolvimento de material de comunicação acerca da facilitação e animação de grupos – metodologia NOVAS DESCOBERTAS
Partilhar
AVALIAÇÃO E EVENTO FINAL
No sentido de apresentar resultados e dinamizar a aprendizagem foi organizado um dia aberto à comunidade, com apresentação de resultados, celebração e reflexão de aprendizagens. Este foi um dia rico e dinâmico, onde existiu a oportunidade de colocar uma vez mais em prática as ideias e piloto de protótipo de atividades.
Agentes da Regeneração
Nesta fase do projecto o foco esteve virado para a regeneração eco-social, sendo seleccionado um grupo de jovens (residentes em zonas rurais, e na sua maioria filhos de migrantes) para este efeito. Durante esta fase os Animadores Comunitários foram mentorados no sentido de oferecer as atividades para o novo grupo a ser capacitado em liderança e desenho colaborativo para a ação regenerativa.
Como atividade chave desta etapa aconteceu uma ação de capacitação residencial de 10 dias e respectivo evento final de apresentação de resultados.
Workshops da Comunidade
Ainda parte deste projeto foram facilitadas 7 workshops para a comunidade. Estas ações pontuais ofereceram ferramentas diversas, incluindo tertúlias e visitas guiadas no nosso espaço, com foco em tópicos chave; regenerar solos, plantar água, conhecer a biodiversidade e ferramentas para a liderança e colaboração regenerativas.
REFLEXÕES E AGREDECIMENTOS
A oportunidade de levar até aos jovens a possibilidade de conhecer ferramentas e prototipar ideias leva à possibilidade de um envolvimento potenciado à participação juvenil. Jovens atentos e capacitados podem funcionar como catalisadores de mudança e empoderamento numa geração que precisa de novas ferramentas.
Estamos gratos pela confiança e oportunidade de levar a cabo estas ações, apresentando-nos como um local-chave de aprendizagem não formal dentro do nosso concelho e arredores. Em profundo compromisso as nossas equipas crescem com estas oportunidades, e assim chegam a mais jovens, crianças, adultos e ecossistemas.